Skip to content
BANNERS ENCAD 01 2

Projeto de Combate a Incêndio

Desenvolvemos o Projetos que atendem o Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado de Minas Gerais, estabelecendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco, critérios e procedimentos para apresentação de processo de segurança contra incêndio e pânico no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

– Elaboração de projetos de prevenção e combate a incêndios;

– Elaboração de projetos de evento temporário – PET;

– Aprovação de projetos no Corpo de Bombeiros Militar;

– Laudos Técnicos e consultoria em sistemas de Combate a incêndio e Panico;

– Projeto de rede de Hidrantes e Sprinklers;

– Pré-vistoria em Edificações para liberação de AVCB;

– Projeto de sistema de detecção e alarme contra incêndio.

– Projeto de sistemas especiais de combate a incêndio como Saponificante, Gas CO2 e NOVEC 1230

– Treinamento de Brigada de Incêndio – Segurança do Trabalho

Projetos contra Incêndio

Eventos Temporários

É o procedimento adotado para evento temporário em edificação permanente e construções provisórias, tais como: circos, parques de diversão, feiras de exposições, feiras agropecuárias, rodeios, shows artísticos entre outros.

Com intuito de estabelecer os requisitos mínimos necessários para a realização de eventos temporários em locais que possuam Projetos Técnicos aprovados e liberados e em situações especiais de áreas públicas ou privadas edificadas para a proteção da vida humana e do patrimônio público e privado.

A presente Instrução aplica-se a todos Projetos e ações desenvolvidas atendendo todas as normas técnicas de segurança da ABNT e da policia militar do corpo de bombeiros.

– Lona de cobertura com material retardante de ignição;

– Arquibancadas e arenas desmontáveis;

– Brinquedos de parques de diversão;

– Palcos;

– Armações de circos;

– Instalações elétricas;

– Outras montagens mecânicas ou eletroeletrônicas;

– Grupo moto-gerador.

As exigências que constarão no projeto se darão em função do público máximo previsto e necessitarão de um ou mais documentos.

Vistoria Necessária

ITENS COBRADOS PELO CORPO DE BOMBEIROS:

– Centrais de alarme de incêndio;

– Iluminação de emergência;

– Redes hidrantes;

– Hidrante recalques;

– Redes splinkers;

– Sinalização interna de empresas;

– Instalação de detectores de fumaça e calor;

– Instalação de Guarda-corpo e corrimão;

– Sinalização de emergência e rotas de fuga;

– Pinturas demarcação de piso;

– Portas corta-fogo;

– Paredes corta fogo e adequações civis.

Projetos contra Incêndio

Laudos de segurança

Todas as edificações destinadas ao uso coletivo, cuja finalidade seja comercial, de serviço, industrial ou residencial multifamiliar, deverão possuir laudo técnico, emitido por profissional legalmente habilitado junto ao CREA, ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

O Laudo será obrigatório nos casos de concessão do “habite-se” e do alvará de localização e funcionamento do imóvel. O laudo técnico deve atestar as condições de funcionamento e manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico e a conformidade da edificação com o projeto aprovado (Circular nº 07/2009-DAT);

Para o fornecimento deste laudo (acompanhado da ART) deverá haver uma vistoria prévia na obra, por um engenheiro, quando será verificada a conformidade do sistema preventivo instalado conforme as exigências da legislação de incêndio de Minas Gerais. O Laudo tem a validade de 05 anos.

O não atendimento a legislação vigente acarreta em advertência na primeira ocorrência, multa na segunda ocorrência e interdição da edificação na terceira ocorrência. Além de não liberação de obtenção ou renovação do Alvará de Localização e Funcionamento em Prefeituras como Belo Horizonte, Contagem, Betim entre outras.